Consulta Renavam RS

O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é basicamente uma sequência numérica que representa as informações detalhadas do seu veículo. Esse documento é feito pelo Departamento de Trânsito do Estado, mais conhecido como Detran.

Com base nisso, se você é morador do Rio Grande do Sul e já cadastrou seu automóvel no Detran RS, saiba que é possível ter acesso a alguns serviços importantes.

Entre eles podemos destacar as opções online que facilitam o dia a dia do condutor como, por exemplo, a consulta do Renavam RS.

Assim, se você quer consultar a situação do seu veículo, assim como solicitar outros serviços referentes ao Renavam, continue lendo este artigo, pois iremos te auxiliar com isso. Boa leitura!

Consulta Renavam RS


Consulta Renavam RS pelo nome

Como dito anteriormente, o Renavam é um código que funciona como um registro que identifica o seu veículo – da mesma maneira como o RG ou o CPF identifica quem você é.

Dessa forma, se você é um condutor no estado do Rio Grande do Sul, deve ter o número do Renavam de seu automóvel. Logo, para solicitar a consulta do Renavam RS basta seguir os passos a seguir:

Passo 1: Primeiramente, acesse o portal do Detran através do link.

Passo 2: Em seguida, tenha em mãos o número do Renavam, assim como a placa do seu veículo.

Passo 3: Assinale o código de segurança Captcha e clique em consultar.

Passo 4: Por fim, serão dispostas em tela as informações referentes à situação do seu automóvel.

Infelizmente, não é possível realizar a pesquisa da situação do veículo através de outros documentos, nem mesmo com o nome do proprietário do automóvel.


Consulta Renavam RS pela placa

Assim como explicado acima, se você deseja realizar uma consulta do Renavam RS do seu veículo, basta ter em mãos o número do Renavam, assim como a placa do carro.

Feito isso, é só acessar o portal do Detran RS e inserir essas informações no formulário eletrônico disposto em tela e, por fim, realizar a pesquisa.

É importante deixar claro que ambos os códigos podem ser encontrados no documento de licenciamento do veículo, que tem porte obrigatório e contém todas as informações referentes ao automóvel.


Consulta Renavam RS pelo CPF

Vale ressaltar desde já que não é possível realizar a consulta do Renavam RS através de outros documentos, como o CPF. Para isso, você deve ter em mãos apenas a placa do veículo e o número do Renavam dele.

Mas, se preferir, fique sabendo que existe a possibilidade de ir até uma unidade do Detran RS para solicitar o serviço de consulta, assim como emitir guias de pagamento se necessário.

Nesse caso, entre em contato com a Central de Atendimento para mais informações através do número (51) 2312 1130.


Consulta Renavam RS pelo Chassi

Para realizar qualquer consulta no sistema do Detran RS referente à situação veicular, é necessário ter em mãos o número do Renavam do veículo e a placa dele.

Depois, assim como já citado, basta acessar o portal, informar os códigos solicitados, assinalar a imagem de segurança com o Captcha e, por fim, acessar as informações referentes ao veículo.


Consulta Renavam RS pelo Denatran

Há ainda uma segunda opção para você que deseja realizar a consulta da situação do seu veículo. A central de serviços do Detran, conhecida como Denatran, oferece online o serviço de consulta do Renavam RS através de seu site.

Para isso, é só acessar o portal, clicar na opção “Meus veículos” e realizar o login na conta de acesso único do Gov.br.

Assim, você vai precisar informar seu CPF e a senha para finalizar a consulta.

Se você ainda não possui uma conta, clique na opção “Crie sua conta” e preencha o formulários com as informações solicitadas.

Por fim, crie uma senha e acesse o sistema do Gov.br para fazer a consulta do Renavam RS.


Consulta Renavam RS busca e apreensão

Outro serviço online oferecido pelo Denatran é a consulta de busca e apreensão do seu veículo.

Para isso, será necessário acessar o sistema central do Denatran e, em seguida, entrar no sistema gov.br com sua senha de cadastro único.

Então, procure a opção “busca e apreensão” e confirme se há alguma pendência em nome do seu automóvel

Além disso, você pode conferir outras dívidas em aberto no nome do veículo.


Consulta Renavam RS dívida ativa

Consulta Renavam RS dívida ativa      

Como dito acima, você pode visualizar se existe algum valor de dívida ativa em nome do seu veículo. Se houver, será necessário emitir um documento para fazer o pagamento dela.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o portal da Procuradoria Geral do Estado através do link.

Feito isso, selecione a opção referente à emissão do GARE – Guias de Recolhimento do Estado, insira o número do Renavam e clique em “pesquisar”.

Ao emitir a guia de pagamento, realize o pagamento até a data limite para evitar transtornos futuros.

É muito mais fácil do que você imaginava fazer a consulta do Renavam RS, não é mesmo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar assim que possível.

DetranRioGrandedoSul

O DetranRioGrandedoSul é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.