Detran RS IPVA


Todos os dias dezenas de pessoas pesquisam na internet sobre dúvidas em relação ao Detran RS IPVA. Se você é uma dessas pessoas, o conteúdo deste artigo é perfeito para você.


Logo a seguir nós iremos abordar os seguintes temas:

  • Detran RS: IPVA como consultar
  • Detran RS IPVA consulta por placa
  • Detran RS IPVA atrasado
  • Detran RS IPVA dívida ativa
  • Detran RS IPVA como pagar
  • Detran RS IPVA boleto
  • Detran RS IPVA guia de pagamento

Confira agora cada um dos assuntos acima em detalhes.

Detran RS IPVA


Detran RS IPVA consulta

A primeira atitude para pagar o seu Detran RS IPVA é justamente consultar a sua situação no site do DETRAN/RS.

Logo de cara você precisa saber que há diferença entre realizar a consulta da pontuação da CNH e consultar a situação do veículo.

Isso acontece porque as infrações são computadas para o registro do automóvel, já os pontos relacionados a elas serão registrados para o condutor do veículo.

Para iniciar a consulta será preciso ter em mãos o seu RG ou CPF, assim como o número de registro da sua CNH. O número da sua CNH pode ser encontrado abaixo da foto do condutor, marcado na cor vermelha.

Já dentro do site, a opção de consulta estará na página inicial, na seção “Consulta de CNH”.

Após encontrar o campo “Consulta de CNH” e realizar a busca, a primeira informação que lhe será solicitada será o número da CNH do condutor.

Após inserir este número, o site exibirá a situação do seu documento e todas as informações relacionadas a seus pontos, suspensão ou não da CNH e a situação do IPVA.


Detran RS IPVA consulta por placa

Para realizar a consulta do Detran RS IPVA, por placa basta acessar o site do Detran, digitar as informações do automóvel conferir as informações que serão exibidas, como o valor do IPVA Rio Grande do Sul e outros impostos pendentes.

Para facilitar ainda mais a sua vida, preparamos um passo a passo onde mostraremos todas as etapas para que você possa entrar no site do órgão e realizar todo o processo. Acompanhe:

etran RS IPVA consulta por placa

1º Passo: Acesso o site do Detran-RS.

2º Passo: Logo após acessar a página, você verá um formulário online que solicita algumas informações. O proprietário do veículo precisará digitar o número da placa do veículo e o RENAVAM. Em seguida, após preencher esses campos, será preciso confirmar que você éum ser humano, e não um robô. Depois disso, é só clicar no botão “Consultar”.

Passo 3: Depois de preencher os dados na etapa anterior você poderá visualizar os dados sobre a situação do seu automóvel. Aqui, o proprietário do veículo poderá saber exatamente quanto precisará pagar de IPVA Rio Grande do Sul neste ano.


Detran RS IPVA atrasado

Para realizar a consulta do Detran RS IPVA em atraso, digite a PLACA e RENAVAM na nova página do SEFAZ-RS e fique ciente sobre os formatos de pagamento em bancos conveniados, descontos à vista sem juros e parcelamento pela tabela Rio Grande do Sul.


Detran RS IPVA dívida ativa

Para consultar se há alguma dívida ativa no seu Detran RS IPVA, siga os passos abaixo:

  • Acesse este link para verificar se seu automóvel está inscrito na dívida ativa;
  • Caso o contribuinte esteja constando na dívida ativa, a quitação apenas poderá ser realiza através de dois bancos: Banrisul e Sicredi. Para conseguir realizar este pagamento, é só chegar nesses bancos e mostrar a numeração da placa do veículo e o Renavam.
  • Se por acaso você não estiver inscrito na dívida ativa, o processo para pagamento será idêntico. Contudo, o pagamento nesse caso poderá ser realizado em um número maior de bancos, como:Caixa Econômica Federal (que inclui as casas lotéricas), Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Bradesco e Santander.
  • No dia seguinte após a quitação da dívida o nome do contribuinte será retirado da lista de devedores e a situação será 100% regularizada dentro o órgão.

Detran RS IPVA como pagar

A quitação ou pagamento do Detran RS IPVA poderá acontecer através dos maiores bancos do país, como:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;

Separamos abaixo um passo a passo para te ajudar ainda mais em relação aos pagamentos. Veja:

Passo 1: Em primeiro lugar, você deve realizar a impressão da guia para pagamento dentro do site do Detran – RS..

Passo 2: Agora, com a guia impressa em mãos e em posse dos documentos do veículo se direcione até a agência bancária mais próxima. Assim que chegar ao banco, informe que pretende realizar o pagamento do tributo e peça para o funcionário lhe encaminhar.

Passo 3: Prontinho! Realize o pagamento e guarda o comprovante.


Detran RS IPVA boleto

Você precisa saber mais sobre o boleto relacionado ao Detran RS IPVA? Se a resposta for SIM, preparados um passo a passo simples. Confira:

  1. Acesse o site oficial do Detran RS;
  2. Após acessar a página digite a placa do seu veículo e o RENAVAM;
  3. Em seguida, clique no botão “Consultar”.

Logo após clicar no botão “Consultar”, uma nova se abrirá exibindo as informações do veículo e as opções para geração do boleto.


Detran RS IPVA guia de pagamento

Detran RS IPVA guia de pagamento

Acessando esta página da Secretaria da Fazenda do RS, é possível emitir uma guia de arrecadação com o valor integral devido.

Além disso, também é possível pedir o parcelamento do débito clicando aqui.

Caso você tenha alguma dúvida sobre as guias de pagamento, poderá ir até o prédio da Secretaria da Fazenda em Porto Alegre e buscar o atendimento presencial na Central de Atendimento ao Contribuinte.

O endereço é Rua Siqueira Campos, nº 1.044, Centro. O horário de atendimento é das 10h às 16h.

É importante ressaltar que nos municípios localizados no interior, o serviço poderá ser realizado nas delegacias da Receita Federal.

Bom, depois de todas essas dicas você com certeza já tem muitas informações importantes para conseguir resolver as pendências do seu Detran RS IPVA.

Use essas dicas ao seu favor e livre-se de problemas mais à frente.

Links Patrocinados

DetranRioGrandedoSul

O DetranRioGrandedoSul é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *